NOTÍCIAS - DIA DO MOTORISTA - 24/07/2019

No Brasil, existem três datas comemorativas que homenageiam os caminhoneiros: 30 de junho25 de julho e 19 de setembro.

Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que atravessam as longas estradas brasileiras e internacionais, transportando as mais diversas mercadorias e movimentando a economia nacional.

O 30 de junho é considerado uma data regional, pois celebra a profissão de caminhoneiro na região do estado de São Paulo. Esta data foi oficializada através da lei nº 5.487, de 30 de dezembro de 1986.

Já a nível nacional, o ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar Gomes da Silva, decretou através da lei nº 11.927, de 17 de abril de 2009, o Dia Nacional do Caminhoneiro para ser comemorado em 19 de setembro.

Mas, a nível popular, o Dia do Caminhoneiro continua a ser celebrado em 25 de julho, data que também se comemora o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

O Dia 25 de Julho é a data mais antiga instituída para a comemoração do Dia do Caminhoneiro, desde o século XV, e está ligada a tradição da Igreja Católica onde se comemora também o dia de São Cristóvão.

Segundo a Igreja, São Cristóvão era um homem muito forte que vivia às margens de um rio e ajudava as pessoas a atravessá-lo. Um dia ele ajudava um menino a atravessar o rio carregando-o nos ombros, a medida que ia atravessando o rio sentia que o menino ficava mais pesado.

Chegando a outra margem ele exclamou que “Parecia que carregava o peso do mundo nos ombros”. O menino então revelou: “Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves”. Por isso o santo é considerado o Padroeiro dos Caminhoneiros.


















Newsletter

desejo receber informações deste site.

Copyrights @ 2006 - 2022 | sindcondutoresitu.com.br - AzureSoft