NOTÍCIAS - Perda no FGTS a partir de 1999 - 04/11/2013

Muito se tem ouvido falar a respeito das diferenças no FGTS a partir de 1999.

Esse assunto veio à tona a partir do momento em que as Centrais Sindicais, ingressaram em Juízo com ação visando o recálculo e aplicação do INPC sobre os saldos das contas do FGTS.

As perdas ocorrem em virtude da mudança pelo Governo no sistema do cálculo da TR, índice que corrige o FGTS.

A mudança no sistema de cálculo da TR, acarretou drástica redução do referido índice, ao ponto de, atualmente, ser de 0%.

Há fortes fundamentos para que a Justiça reconheça a perda sofrida por todos os trabalhadores e determine a aplicação de um outro fator de correção sobre os valores do FGTS, que não a TR.

Todavia, até final do mês de outubro/2013, tem-se conhecimento de apenas uma sentença prolatada pelo Juizado Especial Federal da 3ª Região de Botucatu/SP, na qual foi rejeitado o pedido de diferenças sobre o FGTS, formulado por um trabalhador.

Apesar desse primeiro resultado negativo, é aconselhável que os trabalhadores busquem obter os extratos do FGTS desde 1999 até a presente data, para eventual ajuizamento de ação contra a Caixa Econômica Federal.

Para maiores informações os trabalhadores da categoria representada pelo Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Itu e Região, devem entrar em contato com o referido Sindicato, por telefone ou pessoalmente.