NOTÍCIAS - Psicóloga para os Associados!!! - 11/04/2024

SAÚDE MENTAL DO MOTORISTA PROFISSIONAL

Os efeitos negativos do trabalho em transportes coletivos, seja pelas surpresas que ocorrem no dia-a-dia, ou pelo stress gerado pelos relacionamentos interpessoais com colegas de profissão ou passageiros, colocam em questão a mobilidade urbana, apontando para a importância do envolvimento das empresas de ônibus e o Sindicato da categoria em fornecer condições favoráveis para a prática da atividade laboral, como um ambiente adequado e, também, ações que promovam a saúde do motorista de transporte urbano e coletivo. Destaca-se a necessidade de o próprio trabalhador ter um olhar sensível para a sua saúde, procurando ajuda não apenas para o corpo físico, que manifesta sintomas que influenciam a força para o trabalho, mas, também, para o corpo psíquico. Sem a presença da saúde mental, torna-se inviável estar no mundo do trabalho e realizar o transporte de vidas com responsabilidade e segurança.

O caminhoneiro tem uma vida que exige muito do seu emocional. Seu trabalho é permeado por pressões do dia a dia nas estradas, de violência no trânsito, pressão para cumprimento de prazos e entregas, más condições de vias, congestionamentos, falta de descanso, longas jornadas de trabalho, responsabilidade no trânsito, o risco de acidentes, a distância da família, a falta de convívio social, o medo da pandemia, falta de acesso a serviços de saúde, poluição sonora e ambiental, solidão, exposição a eventos traumáticos como acidentes, mortes e assaltos são algumas delas. Frente a esses desafios, é comum que os caminhoneiros se encontrem, diariamente, em uma rotina exaustiva e estressante, tendo impacto nas condições de saúde mental e física desses trabalhadores, reduzindo a expectativa de vida dos caminhoneiros e causado uma série de comorbidades.

A realidade dos motoristas caminhoneiros de cargas mostra um contexto precário em termos de condições de trabalho e saúde, rotinas de tarefas que não favorecem em nada para a manutenção de uma vida saudável e equilibrada. Assim, estão mais predispostos a fatores desencadeantes de transtornos psíquicos

E o bem estar incluindo, sua saúde física e mental, destes profissionais é essencial para a segurança no trânsito de todos nós e para uma economia saudável e fluida.

Fique atento aos sinais de alerta

Sentir-se nervoso, tenso ou preocupado;

Dormir mal;

Ficar mais isolado;

Sentimento de tristeza;

Dores de cabeça;

Dificuldade para tomar decisões;

Má digestão;

Cansaço frequente;

Desanimo;

Dificuldade de pensar com clareza.

Pensando em todos os problemas que os motoristas enfrentam no dia a dia, o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Itu e Região, através do seu presidente Vitor Ribeiro de Carvalho, traz mais um benefício para nossos motoristas associados, aconselhamento psicológico, com o objetivo de orientar a todos sobre os cuidados com a saúde mental, tratando doenças como estresse, depressão, ansiedade e demais condições psíquicas.

As consultas acontecerão na Sede do Sindicato, com a Psicóloga Kelly Cristina Pereira Ferian CRP-183586 – as consultas serão todas as terças feiras a partir das 13:00, e deverão ser agendadas previamente na sede do Sindicato de forma presencial ou telefone.

  O Sindicato custeará 50% da consulta para o associado e dependentes, os outros 50% (R$ 75,00) deverá ser pago pelo associado direto para a Psicóloga, através de transferência via pix.

















Newsletter

desejo receber informações deste site.

Copyrights @ 2006 - 2024 | sindcondutoresitu.com.br - AzureSoft